segunda-feira, 12 de julho de 2010

1660 - Marcos Bandeira - Inaugurando Moleskine

Hoje foi dia de sair para desenhar! Aproveitando o convite de meu sogro e minha sogra para uma caminhada/passeio pelo litoral de Fortaleza resolvi acordar cedo e sair para desenhar. Enquanto minha esposa passeava com seus pais fiquei desenhando. Levei minha recém adquirida caderneta de desenho da famosa marca Moleskine, uma canetinha UniPin 0.05 e minha inseparável Caran d'Ache. O resultado você vai vendo aqui na postagem.
Na primeira parada,  na Praia de Iracena, fiz os dois desenhos acima sendo o primeiro da Ponte Metálica (a verdadeira) e o outro de um detalhe do antigo prédio do DNOCs, projeto do falecido professor e arquiteto Marcílio Dias de Luna (tive o privilégio de cursar Projeto Arquitetônico I com ele) e um dos grandes exemplares da arquitetura modernista em Fortaleza. Infelizmente o prédio está em ruinas e dará lugar ao polêmico projeto do Acquário Ceará.
Os outros desenhos foram feitos a partir da conhecida avenida Beira Mar no bairro do Meireles sendo um mostrando um trecho do Porto do Mucuripe e o outro mostrando uma vista para a Praia de Iracema. O desafio foi não usar borracha e ter que fazer os desenhos bastante estilizados e com grande velocidade uma vez que não queria atrapalhar o passeio de ninguém e também devido ao tamanho da folha de papel da Moleskine (apenas  9x14cm). Alguns acabamentos de traço foram feitos em casa. Fiquei bem satisfeito com o resultado. Veja mais em http://profmarcosbandeira.blogspot.com/ ou  http://www.marcosbandeira.arq.br

4 comentários:

Lúcia disse...

Este post é uma verdadeira reportagem, muito bacana. E todos os desenhos estão muito bons.

DAVID LEE disse...

Isto tudo é muito inspirador. Um exemplo em que o desenho pode surgir de qualquer lugar, de qualquer material... tudo só depende do olhar, da atitude...

Abração cara.

Tiago Silva disse...

Litoral é sempre muito inspirador! Muito bom!

Jacqueline Melo disse...

Ola, eu sou uma seguidora do site a algum tempo e gosto muito de ver os desenhos que têm aqui. Sou estudante de artes e gostaria de ser arquitecta algum dia. Esses teus desenhos chamaram-me a atenção em particular, estão liiindooos!!

Beijinhos