segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Um papo rapido sobre o que pode ser esse blog

Na minha concepcao a ideia do Blog que o Edde criou 'e muito boa. Treinar a observacao.

E isso pode ser feito de algumas maneiras, desenhando do natural, que eu acho o ideal e baseando essa observacao em fotos que 'e valida mas, convenhamos, 'e beeeeem mais facil e por mais que se queira, a imagem de referencia nao 'e nossa, ela ja 'e algo interpretado pelo fotografo que a fez.

Eu mesmo postei um desenho baseado em fotos, um Hellboy, mas logo vi que isso era bobagem, porque a ideia que acredito desse blog, nao 'e mostrar, - Olha como eu sou bom em reproduzir uma foto do Roberto Carlos com grafite, ate ficar igualzinho, todo lambidinho e mostrar para a minha mae e ela vai achar lindo e fazer um quadro. - Nossa filho, voce 'e um artista mesmo. Que maravilha, parece uma foto! (?!?!)

Nao, nada disso, eu acredito que podemos ir alem, estudar do natural 'e muito mais interessante, temos um mundo inteiro a nossa frente e 'e so escolher. E o melhor, todos os direitos sobre a imagem sao nossos. Alem disso, o treino com objetos tridimensionais (sejam eles vivos ou nao) 'e muito melhor para o desenvolvimento da percepcao do que interpretar uma foto que j'a esta resolvida em termos de luz, enquadramento, perspectiva, etc. A foto 'e 2D como o desenho e isso ajuda um bocado.

Nao sou contra usar fotos, nada disso, uso o tempo todo, produzo as minhas proprias, uso google, etc, tudo o que tenho direito para os trabalhos profissionais, mas aqui 'e diferente e acredito que poderiamos limitar esse blog a desenhos do natural, nada de fotos daqui por diante e nada de digital tambem, vamos sujar a mao, rabiscar! Tem gente que entendeu a proposta desde o inicio e so fez isso ate agora e temos desenhos lindos.

E fora, que com isso, temos algumas vantagens, poder desenhar gente que existe de verdade, com e sem roupa (acreditem, todo mundo adora posar para desenhos) , poder fazer auto-retratos, desenhar seus animais, ir ao zoologico desenhar os animais dos outros e, sim, sair da frente da internet procurando fotos da Angelina Jolie pelada com a desculpa de que 'e pra desenhar.

Eu acredito que o blog vai ficar bem mais interessante e os tracos e desenhos, vao se desenvolver muito mais

Desculpem pela falta de acentos (teclado britanico)

Abs

Nenhum comentário: