Desenho a lapis de uma poltrona, um pratinho com pão de queijo
E uma mesinha de bar em shopping de São Paulo, onde passei o fim de semana. Fui ao Sesc Pompéia para fazer aula de desenho com carvão, mas quando cheguei já haviam distribuído as senhas (nem sabia disso...) e não pude entrar. Falei que vim do Rio pra isso, etc, mas não adiantou, uma pena. Fica para uma próxima oportunidade. Em compensação fui ver a exposição de aquarelas da Renina Katz, que a Tati recomendou e valeu a pena, lindo demais!
Trago até vocês um sketch feito com uma caneta nanquim que estoura em contato com água mas muito eficiente para traços rápidos, da Casa do Lago da Unicamp.
Fiz este desenho ontém a noite enquanto esperava a sessão das 19hs de "Indiana Jones e o Templo da Perdição".
Este sketch é o resultado da seguinte combinação: eu, um espelho, uma caneta descartável 02, um marcador permanente vermelho e uma trilha de fundo de Kaoru Wada.
Olá pessoal! Faz tempo que não posto, então resolvi fazer esse desenho enquanto esperava um ônibus na Av. Paulista durante esta manhã de quinta-feira chuvosa (aliás, chuva, até que enfim!).
Desenhos feitos diretamente no papelão da capa do caderno, depois deste pronto. Resolvi dedicar este bloco ao registro de idéias para novas aquarelas e também a desenhos de "naturezas mortas", ou Still Life, como prefiro.
O rock'n roll sempre teve uma relação muito próxima com todos nós que gostamos de desenhar, muitas vezes nos acompanhando em nossos sonhos, em nossos prazos, em nossa rotina solitária com a prancheta, em nossos desenhos... Enfim, embalando nossas atitudes e comportamentos.
Hoje foi dia de sair para desenhar! Aproveitando o convite de meu sogro e minha sogra para uma caminhada/passeio pelo litoral de Fortaleza resolvi acordar cedo e sair para desenhar. Enquanto minha esposa passeava com seus pais fiquei desenhando. Levei minha recém adquirida caderneta de desenho da famosa marca Moleskine, uma canetinha UniPin 0.05 e minha inseparável Caran d'Ache. O resultado você vai vendo aqui na postagem.
Na primeira parada, na Praia de Iracena, fiz os dois desenhos acima sendo o primeiro da Ponte Metálica (a verdadeira) e o outro de um detalhe do antigo prédio do DNOCs, projeto do falecido professor e arquiteto Marcílio Dias de Luna (tive o privilégio de cursar Projeto Arquitetônico I com ele) e um dos grandes exemplares da arquitetura modernista em Fortaleza. Infelizmente o prédio está em ruinas e dará lugar ao polêmico projeto do Acquário Ceará.
Os outros desenhos foram feitos a partir da conhecida avenida Beira Mar no bairro do Meireles sendo um mostrando um trecho do Porto do Mucuripe e o outro mostrando uma vista para a Praia de Iracema. O desafio foi não usar borracha e ter que fazer os desenhos bastante estilizados e com grande velocidade uma vez que não queria atrapalhar o passeio de ninguém e também devido ao tamanho da folha de papel da Moleskine (apenas 9x14cm). Alguns acabamentos de traço foram feitos em casa. Fiquei bem satisfeito com o resultado. Veja mais em http://profmarcosbandeira.blogspot.com/ ou http://www.marcosbandeira.arq.br
A ilustração ao lado foi feita com uma caneta técnica numa manhã em que acordei muito cedo no campus. Quis brincar um pouco com o cenário do ciclo básico. Muitas das árvores que já postei por aqui foram desenhadas deste lugar...
Sexta-feira, 02 de Julho de 2010, Quartas-de-Final da Copa do Mundo 2010 África do Sul. Holanda 2 X Brasil 1. Acompanhei a derrota da seleção de futebol brasileira e sua saída da Copa, do Ginásio de Esportes da Unicamp. No momento que fiz este sketch, no 1o. tempo, ainda dava para acreditar na taça...