domingo, 27 de maio de 2012

2287 - Lúcia Russo


Hora do chá...
Pintura de observação, óleo sobre tela

2286 - Claudio Saes

Acrílico sobre papel
pintura direta, ou alla prima
Uma das melhores cervejas estilo trapista, feita pela cervejaria mineira Backer.
Boa semana

segunda-feira, 14 de maio de 2012

2281 - Gilberto Queiroz

A minha sobrinha Rafaela. Bebês não param de se mexer. Então já viu, não é mesmo? A base da pose foi de no máximo 2,5 minutos.

sábado, 12 de maio de 2012

segunda-feira, 7 de maio de 2012

2276 - Eliana Tiné

Olá
Desenho de observação: Motorista
Do onibus Eixão cortando a cidade pela av. Anhanguera, Goiânia, Goiás.

Vamos que vamos, continuar as postagens.
Abraços fraternais.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

2273 - Silvinha

Olá pessoal!!!! Quanto tempo... Estava olhando o blog e morrendo de saudades de quando tinha mais tempo para desenhar.. Acabei me lembrando que fiz esse desenho que amei. Ok, eu sei que ele está tosco, masssss a experiência valeu muito. Explico: Um dia voltando para casa após o expediente, \o/, pensei em realizar um desenho a cada parada que o ônibus fizesse no farol. A ideia foi escolher um "pedaço" da imagem que via pela janela e desenhá-la o mais rápido possível. É meio desesperador...rs embora muito divertido. É olhar e riscar sem pensar. É tipo: já, agora, pronto, acabou!...rs  E realemente foi legal porque eu torcia para o farol fechar e logo procurava o "pedaço" a ser desenhado e ai dava o desespero do farol abrir e eu não conseguir....rs,rs,rs
Forte abraço.
Material: lápis grafite no sketchbook

quarta-feira, 2 de maio de 2012

2272 - Claudio Saes

No feriado, resolvi desenterrar os lápis Conté e junto com minha pequena, fizemos muita arte juntos. Pena que a mesa fica avermelhada no final, mas nada que um pano com álcool não tire.
Minha pequena pintando tudo :)


Me recordo de um velho acontecimento. Quando descobri estes lápis tipo sanguine, uma vez, parei em uma papelaria, no centro de SP e perguntei para a balconista se eles tinham lápis Conté (com T)...a moça demorou a retrucar: olha, tem com 2B, com B mas com T não tem não...acho que acabou.

Bom, para finalizar, sei que muitos já devem conhecer, mas esta página da Pixelovely tem várias fotos para desenhos gestuais, para aqueles que assim como eu não tem tempo para atender classes de modelo vivo, pode utilizar.
Abaixo alguns exemplos de 2 minutos cada para aquecimento. Esta ferramenta não substitui de forma algum o estudo de desenho vivo, mas pode auxiliar.
Para aqueles que quiserem se aprofundar no gestual, um livro maravilhoso é este que contém as palestras do Walt Stantchfield (vol 1 e vol 2)
Um abraço e ótima (e curta) semana :)


A mão livre

A pedido do Edde Wagner, repasso uma sugestão de videos.

Para aqueles que perderam o programa da tv Cultura - A mão livre - Philip Hallawell -


http://www.youtube.com/watch?v=DFxhJHEXsWQ&feature=channel&list=UL



"Esta é uma série de 26 programas, de 15 minutos de duração cada, na qual o telespectador encontrará todas as informações necessárias para o domínio da linguagem do desenho: os fundamentos do desenho, o processo criativo e o desenho da figura humana. É mostrado que o desenho é mais do que riscos sobre o papel: é a base de toda atividade visual e, como a imagem está cada vez mais presente nas nossas vidas, é importante que seja entendida por qualquer pessoa. Com essas informações, o telespectador descobrirá que poderá desenvolver sua percepção visual, estimular os atributos do lado direito do cérebro e ainda trabalhar sua expressão e criatividade através do desenho. Com prática, poderá dominá-lo e caminhar para uma expressão artística.

Todos os programas são repletos de demonstrações, feitas ao vivo, em várias técnicas: lápis, aquarela, pastel seco e oleoso, nanquim e óleo sobre tela. Há muitas ilustrações de quadros e de exemplos da aplicação dos conceitos fora das artes visuais e, em cada programa, exercícios são sugeridos para praticar esses conceitos.

A série foi gravada nos estúdios do SENAI, com exceção do primeiro programa, gravado no Museu de Arte de São Paulo, Assis Chateaubriand, MASP, com direção de Cristina Winther e com roteiro, conteúdo e apresentação do artista plástico e arte-educador Philip Hallawell."





Bons estudos e desenhos a todos, abraços mil.