sexta-feira, 17 de julho de 2009

773, 774 - J.DAVID LEE


Havia 7 anos que nao retornava a uma aula de modelo-vivo do Centro Cultural Sao Paulo, desde a época que ficava até 15 horas por dia desenhando na garagem de casa e ficar bom o suficiente para desenhar quadrinhos de super-heróis... Entretanto o nível de complexidade do mercado me fez tomar outros caminhos, mas isso é outra história.
O fato - CCSP, Quarta, 14h30, dia frio - aula de modelo vivo, sala cheia. Nao sabia bem como me comportar pois cada aula é um caminho diferente, ou vai ver fui em poucas ate hoje, acho que umas 7 sessoes... bem, pensei muito em o que priorizar - desenhar toda a figura ou partes, trabalhar as linhas de construcao ou as sombras, acabamento ou deixar soltao...??? Bem, fiz um pouco de tudo, digamos que estes estao mais apresentaveis. Sao de 5 e 10 minutos respectivamente. A licao que tive é que a prioridade é trabalhar a PERCEPCAO, e nao ficar pensando em deixar o desenho bonito ou feio... ahhaha.
Foi uma experiencia muito rica. Abracao.

8 comentários:

Marcelo Felix disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marcelo Felix disse...

É isso ai como disse à vc estão muito bons cara percepção, percepção...

ALEX MAGNO-ENJOY ART disse...

É demais o contato com a realidade, né meu véio!!!Obriga a gente a sair daquele lugar quentinho das nossas certezas e rachar o cérebro como se fosse o começo de tudo outra vz!!Que pena que tô com essa gripe senão teria ido também!!!Mas amanhã, espero estar na Pinacoteca, mas tô meio ruim de novo!!Mas só não estarei lá se a febre voltar!!Mas tentarei de tudo para ir!!Desde já se não for me desculpe, falô David!!! UM ABRAÇÃO e outra vz sorry!!!

FABIO MORAES disse...

Estudos feitos do natural são mais sinceros e nos presenteiam duplamente, pois alem de registrar um momento na vida do artista ainda temos a arte para aperciar.
Gostei bastante destes estudo, principalmente no que a figura esta em 3/4, pois os quase escorços que o modelo está submentido nos obriga a aguçar a percepção.

Lilian Stocco disse...

è maravilhoso mesmo eu participo as sextas, mutio bom, sempre que eu vou percebo algo diferente que ainda não tinha notado, vale a pena mesmo!!!

Edde Wagner disse...

Me lembro do Greg (Tocchini) comentando com alunos que usava os desenhos de observação e de Modelo Vivo pra tirar dúvidas de anatomia em seus desnhos comerciais. Melhor que usar de referência acabamento gráfico de outros artistas.
Pense nisso...

Igor Bragaia disse...

Muito bom David, seus estudos que vc faz com modelo vivo são demais! Parabens cara!!
abração

Lúcia disse...

Esses desenhos estão demais, David. E há 7 anos vc não participava? E vc fez em 5 e 10 minutos? Espetacular. Gosto muito de aulas com modelo vivo, mas sou bem mais lenta, rs. Nas aulas que frequento costumam ressaltar nos chmar a atenção para a intenção do movimento e a simultaneidade.
Abraços.