sexta-feira, 3 de abril de 2009

334 - Nina Cox

Nossa, pessoal. Tem gente puxando briga por aqui... que feio. Estamos todos aprendendo, e todos em níveis diferentes de aprendizado. Tem gente que desenha há 10 anos, tem gente que acabou de começar. Não é certo - nem justo - criticar o trabalho dos outros de uma maneira tão agressiva, ainda mais se vem de alguém mais experiente. Que falta de maturidade, e que falta de respeito com o esforço e a dedicação dos outros.

A crítica é útil quando é construtiva. Se não estão gostando dos trabalhos, que tal explicar o que está errado, para ajudar no desenvolvimento do desenhista? É muito fácil, não é, se esconder atrás do "anônimo" e mandar todo mundo fazer um curso de desenho. Se você sabe tanto assim, por que não ajuda o colega? E por que se esconde?

Pessoal, a humildade não é uma qualidade, é um requisito para um bom artista. Me envergonha pensar que esse tipo de comentário possa ter vindo de alguém que já desenha há anos, e que por algum motivo se acha melhor ou superior aos outros. Ninguém é melhor que ninguém aqui.

Não se esqueçam que todos começamos um dia, e que todos ainda estamos - e sempre estaremos - aprendendo. Ninguém aqui é Da Vinci. Vamos tentar agir como amigos, pois é isso que somos, não é? Vamos agir com mais respeito e delicadeza, por favor.

Não me refiro aqui a comentários construtivos. Vale lembrar isso. Se o trabalho não está bom, tem mais que ser falado mesmo que não está. Me refiro a comentários grosseiros e não construtivos. Comentários do tipo "não está bom por que..." são ótimos. Agora, "tem gente que devia fazer curso de desenho" não ajuda em absolutamente nada. Por favor, não me entendam mal aqui. Críticas são ótimas. O que não deve acontecer é o ataque.

Segue um garotinho que gosta de fazer careta e alguns rabisquinhos. Peço desculpas pelo "sermão" e também pela minha ausência. Infelizmente, não tenho tido tempo para escanear o meu sketchbook.

5 comentários:

Gilberto Queiroz disse...

Nina, agora sou seu fã. Disse tudo que eu queria dizer.
Abraço,
Gilberto

Douglas Nogueira disse...

Falou tudo!Concordo com o Gilberto também virei seu fam! Quer dizer eu já era!
Abração!
E abaixo aos comentários com críticas não construtivas!

Edde Wagner disse...

Aparece mais, muié!!

Josenilson disse...

Muito legal o esboço... e melhor ainda as palavras!

celso Ds... disse...

que coisa linda de se ver ... parabens!